quarta-feira, abril 20, 2005

Pavese

Foi Cesare Pavese quem escreveu nunca se deve voltar a um local onde se foi feliz. Isto porque existe um risco muito grande de a desilusão acontecer.

Contrariando esta premissa, fui recentemente passar uma semana à cidade onde passei um ano fantástico. Foi a primeira vez que voltei a essa cidade, depois da minha partida (regresso). Estava bastante preparado para a principal diferença que iria encontrar: a ausência de caras conhecidas. Pois se o ano foi fantástico, isso deveu-se sobretudo à quantidade de amigos que fiz, que me permitiu ter um ritmo de vida que passava por não fazer nada para além de passear e sair à noite. No entanto, a maioria desses amigos também já não vive nessa cidade. E os poucos que ainda lá vivem não tinham a disponibilidade de fazer aquela vida, na semana em que eu estive lá.

Consegui, porém, reencontrar a cidade. Quando cheguei foi como se nunca tivesse saído. Aquela cidade pertence-me. Já tinha tido essa sensação, de propriedade, nas vezes em que me ausentava momentaneamente, quando viajava pelo país, ou quando vinha a Portugal.

Fiquei com a ideia de que poderia viver de novo lá, por mais uns tempos, apesar de saber que nunca iria repetir aquele ano fantástico. Tal é impossivel porque viver numa cidade estranha, aprender uma lingua, conhecer uma cultura mais a fundo. Tudo isso aconteceu pela primeira vez. E isso não se repete.

Mesmo que tente viver a mesma experiência noutro país, o processo de adaptação será sempre semelhante, ou seja, será sempre uma segunda experiência do mesmo. Haverá menos lugar para o espanto. A capacidade de me surpreender está diminuída, porque estou mais receptivo e preparado para as diferenças.

Provavelmente não me estou a explicar bem, mas não há-de ser nada! Só queria dizer que o Pavese estava errado.