sexta-feira, junho 10, 2005

Os Campeões

Aproveito que ainda não começou a pré-época (agora que estou a preparar o assalto aos exames) para fazer uma avaliação (obviamente subjectiva) dos jogadores que fizeram do Glorioso o Campeão de Portugal 2004/2005.


MOREIRA
Com a idade que tem é notável a sua frieza. Sendo ainda bastante jovem, é dos mais antigos do plantel. Com a contratação de Quim, passou finalmente a ter concorrência, desde que conquistou a titularidade, com a saída de Enke. Começou a época a titular, fez sempre boas exibições e raramente foi culpado de um golo sofrido pelo Benfica. Apesar disso foi eleito bode expiatório por Trap ("era preciso mudar alguma coisa") depois dos 4 golos sofridos contra o Belenenses e saiu da equipa a meio da época. Ágil entre os postes, excelente a sair aos pés dos adversários e não joga mal com os pés. Calcanhar de Aquiles: bolas pelo ar.


QUIM
Contratação polémica, começou a temporada no banco. A meio da época aproveitou a oportunidade que Trap lhe deu e conquistou o lugar. Acabou por fazer exibições seguras, justificando a condição de internacional. A grande qualidade que tem é a capacidade de concentração. É ágil dentro dos postes e não joga mal com os pés. Não me parece tão seguro nas bolas pelo ar (apesar de muito melhor do que o Ricardo).


MIGUEL
Depois de uma temporada espectacular, todos os benfiquistas depositavam grandes esperanças no lateral. No entanto, apesar de alguns bons jogos que fez, esta época ficou bastante aquém das expectativas. Sucessivas lesões (algumas pela pressa de o pôr a jogar) impediram que fizesse uma boa época, e as exibições do Benfica ressentiram-se disso mesmo. A grande arma de Miguel é a velocidade. Ainda não vi um jogador que conseguisse passar por ele. Tem também um grande pulmão, pois consegue fazer longos sprints o jogo todo (isto é, se não jogar lesionado). Apesar de ter uma boa técnica, na condução de bola e nas fintas, tem de aprender a cruzar melhor.

JOÃO PEREIRA
É ainda jovem (21 anos) e por isso espero que o seu grande defeito (a grande facilidade que tem em envolver-se em picardias com adversários) seja ainda corrigido. Não sendo um titular indiscutível, acabou por fazer parte do onze inicial várias vezes, quer por lesão de Miguel, quer por Geovanni encontrar-se em sub-rendimento. Apesar de ser muito criticado, eu gosto deste jogador. Tem garra, é muito bom tacticamente (Miguel sobe de rendimento quando faz dupla com ele na ala direita), sabe tratar a bola e não cruza mal. É o tipo de jogador que faz falta no Real Madrid, ou seja, não faz birra por não ser titular e é uma boa opção para jogar quando é preciso fazer descansar alguém.

AMOREIRINHA
A primeira recordação que tenho deste jogador é de uma agressão que fez num jogo qualquer dos sub-18 (ou outros sub qualquer). Curiosamente foi expulso nas meias-finais, em Toulon, por dar uma cotovelada à MacCarthy. Jogou a lateral direito algumas vezes, mas não gostou e preferiu ser emprestado. Não me parece ser mau jogador (a central). Foi o único do "camião" made in Alverca que jogou no Benfica.

RICARDO ROCHA
É uma Rocha mesmo. Revela sempre grande concentração e garra. Transmite confiança à equipa. Teve uma lesão que o afastou por uns tempos (tivemos que levar com o Argel) e isso custou pontos ao Benfica. Gostava de o ver sair a jogar com a bola mais vezes, acho que tem potencial para isso. Fez uma boa época. Só não percebo porque é que o Ricardo "sarrefeiro" Costa é chamado a selecção e o Rocha não.

LUISÃO
Depois de uma época para esquecer, mostrou que afinal não era um jogador de 3ª divisão. Fez uma boa temporada e tornou-se o líder da defesa. Sempre que não jogou a equipa ressentiu-se. No entanto, parece-me que os elogios da imprensa foram um pouco exagerados. Seja como for marcou o golo do título, por isso serei sempre grato!

ALCIDES
Chegou lesionado e assim passou metade da época. Quando recuperou apresentou-se como o suplente de Ricardo Rocha e Luisão. Pelo que vi da meia dúzia de jogos que fez, parece ter velocidade e gostar de sair a jogar. Tem altura para se impôr de cabeça, mas precisa de ganhar uns quilinhos (ao longe parece que se alguém soprar ele voa). Pareceu-me ter problemas de posicionamento.

ANDRÉ LUIS
Fez um jogo. Do que vi pareceu-me ser melhor que o Alcides e uma boa alternativa para colmatar a saída de Luisão. Mas só vendo-o jogar mais vezes para confirmar alguma coisa.

ARGEL
Garra. Tem muita garra, isso é verdade, mas também tem muita falta de cabeça para ser jogador do Benfica. Ofereceu alguns golos aos adversários e reclamou demasiado com os colegas. Ter saído foi uma bênção para todos. Mas obrigadinho pelo empenho (pior do que não ter talento, é ter talento e não o aproveitar, o que não era o caso).

DOS SANTOS
O Roberto Carlos do Benfica, quer dizer, também é baixinho, mulato, careca e joga a defesa esquerdo. Começou a época como 2ª escolha, mas a opção de rotatividade, permitiu-lhe mostrar maior consistência e regularidade que Fyssas, acabando por ganhar o lugar. Boa contratação (quem for contra, lembre-se que nos últimos anos tivemos a defesa esquerdo jogadores como: Hadrioui, Rojas, Harkness, Diogo Luís e Cristiano).

FYSSAS
Gosto do Fyssas. Parece ser um porreiro. Desde que chegou à Luz não para de coleccionar troféus. Só por isso deveria continuar. Começou a época como 1ª opção, mas acabou por perder o lugar para Dos Santos. Seja como for, por mim ele continua. Na próxima temporada também vamos precisar dele, pois garante competição pelo lugar.

PETIT
Tem um grande pulmão (como dizia o outro: "parece que tem dois pulmões"), alma de líder e um forte pontapé. A isto junta-se a experiência. Apesar de uma ou outra lesão (e de ter jogado lesionado algumas vezes), fez uma boa temporada.

MANUEL FERNANDES
O guerreiro mudo. Faz-me alguma impressão que um jogador mostre tanta garra (palavra mais usada neste post) e ao mesmo tempo nunca abra o bico. Tal como o Petit tem um grande pulmão e um forte pontapé. Aos 19 anos, demonstra a calma de um jogador de 30. Sabe tratar a bola, e é disciplinado tacticamente. Espero que o Benfica o segure por muitos anos.

BRUNO AGUIAR
Depois de Trap ter percebido que Paulo Almeida não é jogador para o Benfica, passou a ser a opção para substituir Manuel Fernandes ou Peitit. Jogou algumas vezes a titular (mas mais a suplente) e nem sempre bem. Talvez seja um jogador que precise de confiança. Daquilo que conheço dele, dá para ver que tem bons pés, bom remate e acho que é o melhor jogador do Glorioso a marcar cantos e livres laterais.

PAULO ALMEIDA
Bom, pelo menos já se percebe porque é que veio a custo zero. Ao ver o Paulo Almeida jogar parecia que estava a ver o Michael Thomas no Canal Memória. É muito lento e só sabe fazer passes de 5 metros (para o lado e para trás). O Trap ainda pensou que em 6 meses ele poderia tornar-se no Platini, mas afinal parece que não. Felizmente só jogou meia dúzia de vezes.

EVERSON
Pé-canhão. Pelo menos é o que dizem. Tal como o brasileiro King (o outro pé Canhão) só fez 1 jogo. Dele se pode dizer qualquer coisa como "é um futebolista que não joga bem nem mal, antes pelo contrário".

ZAHOVIC
Ou então "O Pedro Barbosa da Luz", com a diferença de ter sido despachado mais cedo. Eu acho que o Zahovic este ano poderia ter feito mais pelo Benfica. Tudo bem que ele só aguentava 30 min, mas ainda tinha qualidade para fazer a diferença nesse curto espaço de tempo (mais os 60 minutos que o Nuno Assis costuma jogar, dava 90). Ele poderia ter feito alguns golos esta época, mas a falta de confiança que tinha (os assobios na Luz também não ajudavam) levou a que falhasse diversas oportunidades de golo.

NUNO ASSIS
Contratado a meio da época, começou em grande, entusiasmando os adeptos, mas foi Sol de pouca dura. Eu até gosto do Nuno Assis, mas parece-me que o futebol dele é demasiado curto. Não o vejo a fazer passes de 30, 40 metros, e por isso não dá profundidade à equipa. Seja como for, teve a sua utilidade, e sem ele de certeza que não éramos campeões. Para mim é como o João Pereira, não deve ser titular indiscutível, mas é bom que esteja no plantel.

GEOVANNI
Eu se o vir não rua não sei se lhe dou um abraço ou duas chapadas. Isto porque ele tem qualidades que poderiam fazer dele dos melhores médios-ala a actuar na Europa, mas parece que não está para aí virado. Tanto faz grandes jogos, como jogos muito maus. Tem velocidade, técnica, sabe cruzar, remata muito bem e quando lhe dá para isso até tem garra (já não escrevia esta palavra há algum tempo). O que lhe falta: consistência.

SIMÃO
O que eu achei estranho, foi ele não ter nenhuma lesão na coluna, porque carregar a equipa às costas não deve ser fácil. Durante 2/3 do campeonato o Benfica foi Simão. Foi ele quem marcou mais golos e também foi ele que fez mais assistências. Foi ele quem empurrou a equipa para frente. Principal arma: velocidade. Para além da velocidade, possui uma maturidade que lhe permite tomar decisões correctas durante o jogo. É o capitão e tão depressa não vai sair do Glorioso (ainda bem). A hérnia impediu que fizesse uma época ainda melhor.

NUNO GOMES
A época não lhe correu bem. Teve várias lesões, que impediram que fosse esta a época do Nuno "Golos". No entanto, é o melhor avançado do Benfica. O que me parece é que Nuno Gomes não tem características para ser o único avançado, numa equipa, sobretudo se não tiver um "camisola 10" a jogar para ele. Seja como for, o seu trabalho permite que outros marquem (tal como já disse o Tiago). Certeza: ninguém naquele plantel sentiu tanta felicidade pelo título como o Nuno. Afinal, destas 10 épocas em que o Benfica esteve sem ganhar, ele participou em 5. Melhor momento da época foi o "raspanete" ao "homem do café com leite", depois do Benfica-FCP.

MANTORRAS
Ninguém, ou quase ninguém, sonhava que o angolano iria ter a importância que teve neste campeonato. Apesar de não poder jogar 90 minutos, foi decisivo algumas vezes, na fase mais adiantada da época, com golos milagrosos. Para além dos golos, cada vez que ele entrava o público da Luz delirava de alegria e passava a apoiar mais a equipa. Acabou com mais golos (5) que Karadas (o avançado com mais minutos no campeonato).

KARADAS
É alto, não é bem louro, mas é um bocadinho tosco. Marcou 4 golos em três jogos e pouco mais. Claramente o elo mais fraco do ataque benfiquista. Principal qualidade: voluntarioso. Vamos ver se evolui.

DELIBASIC
O contributo para equipa situou-se entre a do Everson e a do Alcides. Poucos minutos, sem mostrar grande coisa.

SOKOTA
Quatro anos de Benfica, dois anos lesionado, meia época na equipa B. Não é um goleador, mas para jogar de costas para a baliza acho que não há ninguém como ele no Mundo. Qualquer bola na sua direcção era bola ganha por ele, fosse por alto ou rasteira. Jogando com Nuno Gomes ao lado, beneficiavam os dois. Tem um bom pé esquerdo, mas não sei se seria capaz de ganhar uma corrida de 50 metros ao Paulo Almeida. Independentemente de ter falado com o FCP ou não, acho que ele fez falta ao Benfica. Mesmo que não fosse renovar, penso que ele queria ser campeão, por isso não iria jogar mal de propósito e no Benfica não reinam opções no ataque, sendo que ele é melhor que o Karadas e Delibasic e opção para jogar de inicio (ao contrário de Mantorras).


P.S. Esqueci-me de falar num jogador, mas dado o seu desempenho esta época ninguém vai-me condenar por isso:

CARLITOS
Uma coisa que se dizia, no início da época, é que este ano o Benfica tinha banco. Como exemplo, existia o Carlitos. Melhor jogador da 2ª Liga, internacional sub-21, prometia muito, mas não fez nada. Teve problemas físicos (atire a 1ª pedra o jogador do Benfica que não os teve), mas mesmo nas poucas vezes em que foi chamado desiludiu. Talvez a falta de confiança explique muita coisa. É um jogador com velocidade e técnica, mas com uma falta de garra (lá está) gritante. Talvez este ano amadureça e tenha menos medo de não sei bem o quê (colegas? Treinador? Bancada? Fiscal de Linha?). Faz-te à vida homem! Porque o que não faltam aí são jogadores que prometem e desaparecem num ápice. Aproveita a oportunidade!

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bolas, bolas, e rebolas... isso é que é estar a par da bola!

Já agora, quantos pentágonos tem uma bola de futebol? :) eh eh

6/13/2005 11:41:00 da manhã  
Blogger MB said...

Escrevi este post mais para memória futura do que outra coisa.

A bola que eu tenho cá em casa tem 12 pentágonos (se contei bem).

Agora pergunto eu, quantos hexágonos tem uma bola de futebol?

6/13/2005 11:11:00 da tarde  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

Mesmo não concordando com tudo o que ficou escrito no post, tenho que reconhecer que é uma análise bem conseguida. Gostei de ler. Abraço.

6/14/2005 05:23:00 da tarde  
Blogger MB said...

É natural que não concordes com tudo, acho que nem eu concordo...lol

Já agora, quais são os principais pontos em que não estás de acordo?

6/15/2005 02:02:00 da manhã  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

Moreira- parece-me que seu ponto fraco são os remates a meia altura feitos fora da área.
Amoreirinha- Não me convence.
Luisão - a imprensa não o elogiou o suficiente para o seu valor. O gajo é um espectáculo dentro do espectáculo. Aquilo só visto.
Petit - merece muito mais do que o que disseste. Ele é a alma daquele meio campo.
Geovanni - gosto muito dele, nos momentos decisivos é fundamental. é pena não ter mais resistência física.
Abraço. :)

6/15/2005 08:05:00 da tarde  
Blogger MB said...

Luisão- A forma como foi batido pelo Paíto, no jogo da taça, é um exemplo do porquê acho que ele está sobrevalorizado. Não se defende de pernas abertas. Um pé tem de estar atrás e outro à frente pois facilita a rotação (se ele, por ser alto, já é lento a rodar, estar mal posicionado acentua esse handicap).

Petit- realmente escrevi pouco sobre ele, comparando com o que ele merece. Mas em síntese acho que está lá tudo: Pulmão, Pontapé, liderança, capacidade de sacrificio.

Geovani- Também acho que nos momentos decisivos é fundamental. Mas o que lhe falta para ser um grande jogador é regularidade.

Amoreirinha- Eu normalmente dou sempre o benefício da dúvida aos jovens. Como eu disse "não me parece ser mau", mas também não estou convencido. É uma incógnita ainda.


Moreira- É possível que tenha ainda que evoluir nos remates a meia altura, de longe. Mas eu acho que as bolas por alto são mesmo o ponto fraco.

6/15/2005 10:44:00 da tarde  
Blogger Novo Moreira said...

bem...ainda consegui guardar forças para comentar depois de ler este post bastante comprido...é preciso pulmão para ler isto tudo...mas valeu a pena... vi muita coisa que gostei...outras houve que nao concordei tanto assim...tentando resumir:
>Miguel--> até hoje já o vi ser batido em velocidade por um jogador, num Holanda-Portugal, que acabou 1-1, golo de Simão...mas quem só é batido pelo Overmars pode-se considerar muito veloz. Não devia expor-se tanto na vida nocturna de Lisboa, por muito que goste de aproveitar a noite.

>Amoreirinha-->nao foi o unico do camiao do Alverca que actuou no benfica, uma vez que o Bruno Aguiar também actuou... e até mais do que o rapazito, que se conhece mais por agressões (calcadelas no pescoço do adversario nos sub18, abriu a cabeça do Helder num SLB-Alverca da epoca passada e agrediu um mexicano em Toulon) do que pelo que ja deu ao futebol

>André Luis: também me parece claramente melhor do que o Alcides, vamos lá ver se fica para mostrar o que vale.

>Fyssas: realmente como pessoa parece ser um espectaculo, mas em campo nao me convence...aquele passe para o golo do McSoco na luz ainda me está atravessado...talvez fosse melhor outro DE para juntar ao lote.

>Bruno Aguiar: concordo quando referes que é o melhor para marcar cantos e livres laterais...pelo menos parece ser o unico com capacidade para levantar a bola além do 1º poste.

>Zahovic: quanto a mim nem deveria ter começado a epoca no SLB...era normal que ouvisse assobios do publico. Quando fui a Guimaraes á 5ª jornada o homem fez uma exibição NOJENTA, parecia que andava a tropeçar na bola... por 30mil contos mês mereciamos mais, muito mais!

>Nuno Assis: é bom que venha outro nº10 para lutar com o Assis pela vaga, mas ele é melhor do que aquilo que mostrou em alguns jogos esta época. Apagou-se depois dos primeiros jogos, mas voltou a ser dos melhores em campo nos confrontos com Sporting, Boavista e Setubal.

>Nuno Gomes: sou fã do Nuno Gomes do EURO2000, não sou fâ deste nuno gomes, mas vou esperar mais um ano para ver e espero bem que ele não faça o que vem sendo costume...quando começa a facturar lesiona-se, como aconteceu no ano passado e este ano, por exemplo, no jogo contra o nacional que 10m depois de marcar o golo saiu lesionado.

Saudações vermelhas! Bom post!

6/16/2005 12:30:00 da manhã  
Blogger MB said...

Novo Moreira:

Ler o "testamento" que escrevi é dose....mas imagina o tempo que eu não demorei a escrever...lol


Miguel:Não me lembro do jogo com a Holanda. Mas se tu o dizes eu acredito. Mas como o Overmars já não preocupa ninguém...

Bruno Aguiar: É certo que ele jogou no Alverca no ano passado, mas como ele já fazia parte dos quadros do Benfica, não o meto na camião...veio de Táxi.


Zahovic- A motivação para um jogador é o melhor doping. E um jogador que não se sente apreciado nem pelo técnico, nem pelos adeptos só pode jogar mal.

Nuno Gomes- Sou um fã incondicional do Nuno Gomes. As lesões e o sistema táctico não o ajudam a marcar mais golos. Não é um matador, é certo, mas para mim vale 20 golos época.

6/16/2005 01:13:00 da manhã  
Blogger MB said...

Esqueci-me do Fyssas...toda a gente erra. Mas faz um exercicio de memória dos Defesas esquerdos que passaram pela Luz (sem nenhuma ordem especial):

Hadrioui
Harkness
Rojas
Escalona
Pesaresi
Diogo Luis
Cristiano

O Fyssas é bem melhor do que qualquer um desses. Fyssas + Benfica é sinónimo de titulos.

6/16/2005 01:25:00 da manhã  
Blogger Novo Moreira said...

sim para já tem sido... talvez até seja uma mera coincidencia essa ligação do Fyssas aos titulos... eu diria Fyssas+Portugal=titulos... sim!pq o Euro também foi ele que o ganhou...infelizmente!
Eu não sou um grande fã do Nuno Gomes, mas para mim um Nuno Gomes em boa forma também vale para cima de 20 golos por época...tem sido pena as lesões, veremos para o ano se a coisa melhora.
Abraço!

6/16/2005 05:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esqueceste as apreciações a Hélio Santos, Bruno Paixão e Paulo Paraty, esses sim os principais obreiros do titulo do slb...

7/22/2005 08:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home