segunda-feira, maio 30, 2005

Não da França (ou o início do apocalipse)

Sinceramente não percebo o argumento dos apoiantes do sim à Constituição Europeia, de que sem esta, o futuro da Europa está comprometido! São vários os defensores do sim que nos avisam desse fatalismo.

Quando soube do Não da França fiquei satisfeito, porque pode ser que a partir de agora os politicos portugueses a favor do sim comecem a explicar quais são as vantagens, para Portugal e para a UE, de se ter uma Constituição Comum (para além de evitar o apocalipse na europa).

Eu ainda pensei em ler a Constituição Europeia mas mudei de ideias ao ver o tamanho do bicho! Também tenho curiosidade em saber se os apoiantes do sim por acaso já a leram. Eu não li, por isso não posso dizer que é imperioso arranjar forma de ser ratificada sem modificações e sei que não vou aprovar uma mudança tão importante, como a perda de poder da Constituição Portuguesa, sem saber como é que é a lei que se vai sobrepôr!

Para já, voto não.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

5/31/2005 12:54:00 da tarde  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

Como escreveu o Zeca Afonso isso "é o apocalipse ou a torneira a pingar no bidé". Um dos dois será. Estou mais inclinado para que seja só o som do ping.

5/31/2005 11:19:00 da tarde  
Blogger Paulo Dâmaso said...

http://diariodeumanavalista.blogspot.com/

5/31/2005 11:44:00 da tarde  
Blogger D'Arcy said...

Por acaso ainda esta semana, cheio de boas intenções, resolvi-me a tentar dar uma vista de olhos na Constituição Europeia, mas aquilo são mais de 250 páginas! Nem toda a gente tem tempo para dedicar à sua leitura. Acho ridículo referendar uma coisa que 99,999% do eleitorado desconhece. E a reacção natural humana face a uma pergunta desconhecida, e a de se proteger, ou seja, votar não. Por isso não me admira que, a exemplo da França, tenhamos mais um não em Portugal.

Aliás, regra geral sou contra os referendos. Para mim são apenas uma forma dos políticos descartarem as suas responsabilidades. Quando os elegemos, é precisamente para, mal ou bem, tomarem as decisões que afectam a vida deste país por nós. É por isso que são nossos representantes. Sejamos francos: o povo em geral, na maiori dos casos, não tem informação suficiente para poder tomar decisões como esta, que no fundo é o mesmo que estar a governar-se a si próprio. Quando os políticos se resolvem a fazer um referendo, fico sempre com a ideia que eles estão com demasiado medo de eventualmente tomarem uma decisão demasiado impopular.

6/01/2005 12:26:00 da manhã  
Blogger MB said...

Hmémnon: LOL

D'arcy: O pior é que nem sequer os próprios politicos sabem o que é que está na Constituição:

http://dn.sapo.pt/2005/05/31/tema/ainda_li_o_tratado.html

6/01/2005 01:17:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home