sexta-feira, julho 22, 2005

The Dukes of Hazard


Começo hoje uma nova rubrica no meu blog. Uma vez por semana (mais coisa menos coisa) vou escrever um post sobre as séries de TV que marcaram a minha infância.

As pessoas da minha idade, e mais velhas, têm uma grande desvantagem, e ao mesmo tempo vantagem, em relação às gerações mais jovens, no que se refere à programação televisiva. "No nosso tempo", só haviam dois canais de TV. O que implicava que toda a gente visse o mesmo, e tivessem as mesmas referências. Assim é mais fácil, quando entre amigos, ter sessões de nostalgia, a falar dos programas que viamos enquanto putos. Agora existem mais canais, o que por um lado é bom, pois ter toda a gente a ver a mesma coisa, não tem grande utilidade, por outro lado, é mau, porque é mais dificil que os putos de agora tenham, no futuro, o mesmo tipo de sessões de nostalgia.


Passada esta pequena introdução, passo a falar da excelente série que era "Os três Duques", ou "The Dukes of Hazard", série estreada no glorioso ano de 1979.

Esta série teve o dom de lançar a questões pertinentes: "afinal o que são Duques?", "Para quando os três Barões?". Bom, pelo menos eu tive essas dúvidas.

Eu adorava aquela série. Quem é que, por exemplo, não passou a entrar pela janela do carro, em vez de abrir a porta e entrar. Ou quem é que não ficava sentado na janela do carro, a armar-se em Robin dos Bosques, com um arco e flechas imaginárias? Provavelmente muita gente. Mas eu fazia isso.

Essa série também teve o condão de me tirar da catequese. Passo a explicar: "Mãe, não quero ir à catequese, porque senão não vejo os Duques". Ao fim de algumas aulas, ganhei a "guerra". Enfim, havia que definir prioridades.

Os episódios eram, basicamente todos iguais. Ou pelo menos acabavam sempre da mesma forma, com uma perseguição entre todos os carros que haviam na cidade.

Foi feito este ano um filme, que está a causar alguma polémica. Já li que foi proibido de ir para os cinemas, e também já li que um dos actores da série aconselha vivamente a que não se veja o filme, porque este suja a imagem dos Dukes. Vamos ver no que é que isto dá.


P.S. Aconselho a não procurarem fotos recentes da Daisy, fiquem-se pelas antigas.

2 Comments:

Blogger D'Arcy said...

Tem piada que ainda há dias lembrei-me da série, e andei a ver umas coisas sobre ela na web.

Os episódios eram, de facto, todos iguais. O Boss Hogg, ajudado pelo xerife Roscoe Coltrane, tentavam incriminar os Dukes de alguma maneira, havia muitas perseguições de carros, e no fim os carros da polícia acabavam espatifados, enquanto que o General Lee não tinha um único arranhão.

7/23/2005 12:44:00 da manhã  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

De facto, devia ter seguido a tua recomendação relativamente à Daisy. :)

7/26/2005 12:56:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home