quarta-feira, agosto 23, 2006

GRAZIE MILLE MAESTRO !!!



Grazie Mille é só o que me apetece dizer ao Maestro. Quem gosta e sabe apreciar verdadeiramente o futebol só pode deliciar-se quando vê Rui Costa a jogar.

Nunca tive dúvidas que o seu regresso seria benéfico ao Glorioso e cá está a primeira demonstração. Para quem diz que ele não tem pernas para 90 minutos eu respondo que ele não precisa de tanto para decidir um jogo. Ontem, por exemplo, aos 30 minutos já tinha: um golo; um cruzamento "com açucar" para Nuno Gomes (que só não deu golo porque o guardião austriaco fez uma grande defesa); uma assistência brilhante a isolar Paulo Jorge; uma jogada em que aparece em boa situação para fazer golo, mas o guardião contrário fez bem a "mancha". Por outro lado, algumas das suas principais qualidades não exigem que corra muito (visão de jogo e capacidade de passe).

Podem dizer que no campeonato português, e na fase de grupos da Champions, não irá ter tanto espaço para jogar como teve contra o Austria Viena, mas meus amigos, Il Maestro esteve 12 anos no campeonato mais difícil do Mundo (para quem quer atacar) e foi duas vezes considerado o melhor médio do campeonato (mesmo com Zidane).

Para quem diz que nos últimos tempos o Maestro pouco jogou no Milan eu digo que mesmo a jogar pouco fez tantas assistências para golo no ano passado como Figo, que foi titular o ano todo.

Rui Costa é para mim a garantia de que não estou a desperdiçar dinheiro quando compro um bilhete (o que é positivo pois os preços estão muito elevados e o desperdício seria grande). Afinal estou só a pagar para ver um dos melhores "10" da história do futebol. Aliás mais do que isso, estou a ver um dos últimos da "espécie". Como hoje em dia não "dar pau" é sinónimo de não ajudar na defesa cada vez menos se dá uso a este tipo de jogadores.

Estive na Luz quando o Rui fez o "pior golo" da sua vida e fiz questão de estar presente no seu regresso oficial "a casa". E isto irei dizer orgulhosamente aos meus netos.