terça-feira, outubro 18, 2005

À campeão


À Campeão foi o título da capa de "A Bola" e parece-me que é o mais indicado para o último FCP- Benfica.

Tenho memória de seguir a última vitória do Benfica em casa do FCP pela rádio. Tinha 11 anos. Sábado, novamente a seguir o jogo pela rádio, tive outra vez essa alegria que é vencer os "andrades" em sua própria casa. Isto, para quem não é benfiquista, pode parecer estranho. O porquê de tanta euforia. Mas é só porque não sabem o que é ver, ano após ano, o Benfica a ser impedido de discutir o resultado com FCP pelos árbitros. Nao digo que o Benfica vencesse todos esses embates. Mas pelo menos uns 3 ou 4 teria ganho de certeza.

Alguns exemplos de jogos que o Benfica poderia ter ganho são o de 93/94 (penalty inventado a favorecer o FCP, perto do fim do jogo), o de 97/98 (golo mal anulado ao Kandaurov), ou o do ano passado. Porém o jogo que mais me chocou até agora foi a do golo anulado ao Amaral (94/95), perto do fim do jogo num jogo a contar para a Supertaça (Donato Ramos foi o "artista convidado").


Fiquei ainda mais feliz por ter sido o Nuno Golos a marcar. Por uma simples razão: sou um defensor incondicional deste jogador e sempre que tenho de defendê-lo estou em minoria. Talvez agora as coisas mudem.

O Nuno foi sempre um jogador subvalorizado. Já na primeira passagem o tinha sido. Frequentemente ouvia que ele falhava muitos golos. Ora todos os bons avançados falham golos. Por exemplo lembro-me de ver os resumos dos jogos da Fiorentina (em 94/95) e era incrivel a quantidade de oportunidades desperdiçadas por Batistuta (incluindo penaltys). No entanto foi a sua melhor época. E o que eu ouvia é que esse sim é que era um bom avançado (mas ninguém ligava aos golos que Batigol falhava). O que eu penso é que um avançado não deve medir-se pelos golos que falha, mas pelos golos que marca, sendo que na primeira passagem pela Luz o "21" do Benfica marcou em média 20 golos por época (só no campeonato).

Já nesta segunda passagem, o que lhe aconteceu foi que teve muitas lesões, o que o obrigou a parar muitas vezes, normalmente quando estava em forma. Para além disso, o Benfica jogou poucas vezes no sistema em que o "21" mais rende (com 2 avançados).

Esta época, não só os problemas fisicos estão de parte, como tem outro avançado à frente, que lhe permitiu ter mais espaços, começando a marcar golos e consequentemente a ganhar confiança. Ao ver como foram por ele festejados os tentos no dragão (com grande tranquilidade, como se de um jogo particular se tratasse) deu para perceber que confiança é mesmo a palavra que o define, actualmente.

Neste momento o Nuno Gomes tem 90 golos pelo Benfica no campeonato, o que lhe dá o 9º lugar na história do clube. Para chegar ao 4º lugar faltam-lhe pouco mais de 60 golos (o top3 está reservado ao Pantera, ao José Águas e ao Néné). Tendo mais umas 4 épocas a um bom nível, penso que é uma meta que está ao seu alcance. Espero que até chegar a esse número, nunca mais seja assobiado na Luz, porque quando um jogador está mal, o pior que se pode fazer é assobiá-lo. No entanto se aplaudirem ele rapidamente voltará ao seu nível. No caso do Nuno Gomes, por muitos golos que tenha falhado na sua carreira, sempre foi um exemplo de esforço e dedicação e mesmo quando não marcava, fazia assistências, pelo que merece sempre esse apoio.

3 Comments:

Blogger S.L.B. said...

Subscrevo integralmente o que foi escrito sobre o Nuno Gomes.

10/24/2005 01:21:00 da tarde  
Blogger tma said...

Não vou dizer que sou um fã incondicional do Nuno Gomes, mas também nunca fui um dos seus "detractores".
A verdade é que, tal como referiste no post, o seu sub-rendimento está bastante relacionado com as múltiplas lesões e com o facto de, por limitações do plantel, por vezes se ter tornado refém do esquema táctico da equipa.
Mesmo assim, e apesar de não ter tantos golos marcados pela selecção, sempre considerei o Nuno Gomes melhor que o Pauleta. Basta ver quantos golos o Nuno Gomes marcou em jogos decisivos e contra grandes selecções e os que o Pauleta marcou.
Mais ainda, o Nuno Gomes sempre revelou, mesmo nos piores momentos de forma, grande capacidade para trabalhar jogadas à entrada da área. O Pauleta a única coisa que sabe fazer é rematar à baliza, e muitas vezes mal.

Em suma, os dois golos que o Nuno Gomes marcou ao Porto são um prémio justíssimo para um jogador que sempre deu o máximo pelo Benfica, sempre suou a camisola, mesmo que as coisas não lhe corressem sempre bem. E revela também que é um jogador mentalmente forte, pois nunca se deixou abater pelas críticas (talvez até lhe tenham dado mais força para querer fazer melhor, de modo a recompensar pelas épocas menos boas).

Agora que li o que acabei de escrever, percebo que se calhar já me tornei num fã do Nuno Gomes...

10/24/2005 06:23:00 da tarde  
Blogger MB said...

TMA

O objectivo deste post foi inteiramente conseguido. Angariar mais "fiéis" (pelo menos 1).

10/28/2005 06:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home