sábado, outubro 01, 2005

Gado Vs Robots


Nesta semana tive o privilégio de usar o metro por volta das 8:00/8:30 da manhã. Eu estou bastante habituado a usar esse meio de transporte, mas só o faço esporadicamente e fujo às horas de ponta (da tarde). Mas às vezes não as consigo evitar, por isso já tinha uma visão bastante clara da confusão que é a essa hora. Ora mesmo esse conhecimento não me preparou para o que eu vi, na estação de metro do Cais do Sodré, nesta semana. Passo pelas portas automáticas, e quando chego ao início das escadas vejo uma "manada" de gente lá em baixo à espera, estando também "gigabytes" de gente a descer as escadas.

Quando chegou o metro (estava ainda a descer as escadas), comecei a procurar uma carruagem em que conseguisse entrar e fui andado até práticamente à última. Em pouco tempo estavam todas as carruagens apinhadas. Nem conseguia espaço para me segurar, tive que confiar nos meus dotes de surfista quando começamos a andar (sendo que nunca toquei numa prancha de surf).

Felizmente tinha de sair na estação seguinte para mudar de linha (Baixa/Chiado). Mas não era só eu, era para aí metade na "manada". Como até tinha bastante tempo para o meu compromisso fui andando calmamente e voltei a fazer uma coisa que já tinha feito. Andei relativamente devagar e fui observando as pessoas. E surgiu-me a pergunta "como é possível fazer isto todos os dias?". É possivel ser feliz assim? Esta dúvida surgiu-me porque eu tinha uma prova de selecção, naquela manhã e estava com dificuldades em aceitar que tivesse necessidade de fazer este percurso todos os dias. Não tanto pelo tempo que demorou desde minha casa (foram 35 minutos), mas pelas condições: 1 autocarro, 1 comboio, metro (com mudandça de linha). Sempre a correr, sempre em manada e, o pior, engravatado, ou seja com coleira.

Eu observei muitas pessoas e não vi diferença entre a cara delas antes de chegar ao emprego e as que via quando saem. Tanto numa como noutra situação, estão todos com cara de poucos amigos (cansados), o que é normal: acordam cedo, stress e desconforto para chegar ao emprego, trabalham o dia todo, e stress e desconforto para voltar a casa.

O ser humano tem uma grande capacidade de adaptação e acaba por habituar-se a tudo. Mas eu prefiro não me conformar em pertencer à "manada". Nem nunca tive o sonho de ser um Robot. Para início de carreira, vou ter de me sujeitar (se for preciso), mas vou procurar outra qualidade de vida, nem que seja fora de Lisboa.



P.S. Eu sei que não descobri a pólvora. Mas uma coisa é saber que ela existe, outra é vê-la. bem como os seus efeitos.

7 Comments:

Blogger Apre said...

Para quem não pertence à manada:
Nesta jornada no Apre poupámos o SLB para nos dedicarmos ao SCP!

Isto deve-se tudo à

SÍNDROMA MAMEDE...

10/04/2005 08:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Poizé, uns a querer entrar na manada, iludidos...e outros a quererem saltar fora dela para talvez quem sabe, ganhar um pouco de liberdade que não têm. A vida é assim, uma balança de dois pratos...

10/04/2005 06:58:00 da tarde  
Blogger D'Arcy said...

Se saíres de Lisboa, mas continuares a trabalhar por cá é ainda pior, porque demoras ainda mais tempo a chegar ao emprego.

Eu não me queixo: demoro pouco mais de meia-hora a chegar ao emprego, e apanho apenas um autocarro. E às vezes basta sair de casa 15 minutos mais cedo para não se apanhar confusão nenhuma. O problema é que toda a gente gosta de fazer as coisas no limite, e depois anda sempre tudo a correr.

10/05/2005 01:24:00 da manhã  
Blogger MB said...

A questão é mesmo essa D'Arcy, eu não quero trabalhar em Lisboa (ver o stress dos outros cansa-me). É muita confusão e está toda a gente sempre cheia de pressa. Mas é que muitas vezes nem é por necessidade, é só hábito.

Por exemplo, eu vivi em Itália e tinha um "room mate" que era americano e vinha de NY. A ele fazia-lhe confusão ver pessoas a andarem devagar, só para passear. Para ele uma pessoa quando anda é porque tem um objectivo de chegar a algum lado e tem de chegar lá o mais rápido possível!

10/06/2005 05:26:00 da tarde  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

"Metropolis" de Lang em versão lisboeta do segundo milénio. :)

10/06/2005 06:53:00 da tarde  
Blogger D'Arcy said...

Já trabalhei fora de Lisboa (no Algarve), e posso dizer-te que o stress era muito maior para mim. Porque pouco mais havia para fazer do que trabalhar. Claro que a cada um os seus gostos, mas em Portugal não me consigo imaginar a viver fora de Lisboa. Agora se estás a falar de outros países... pudesse eu, e ia já viver para Viena :)

10/06/2005 09:32:00 da tarde  
Blogger MB said...

"se estás a falar de outros países"

Era mesmo aí que eu queria chegar D'Arcy ;)


"Metropolis"...tá registado!

10/07/2005 02:14:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home