quinta-feira, novembro 17, 2005

Duarte & Cª


Depois de recordar algumas séries americanas míticas, com carros igualmente históricos (aqui, aqui e aqui) vou passar para o caso português. Não há série portuguesa com mais êxito que "Duarte & Cª.", sendo que o "dois cavalos" supera em carisma qualquer um dos bólides das séries anteriormente mencionadas no blog.

Descrever Duarte & Cª é algo de complicado. Era provavelmente mais parecido a uma série de BD interpretada por pessoas do que uma série policial "a sério". O barulho que se ouvia cada vez que alguém era esmurrado era algo de indescritível. O facto de a Joaninha representar a "força bruta" do lado dos bons contribuia para o grau de surrealismo da série, que rebentava qualquer escala.

Notava-se que o que faltava em dinheiro sobrava em generosidade por parte da equipa, para construir um verdadeiro "mito" português.

Os heróis eram poucos (Duarte, Tó e Joaninha), mas os vilões eram mais que muitos: Lúcifer, Atila, Rocha (ou Chalana se preferirem), Chinês ("eu não sele chinês, eu sele japonês), Albertini, Tino e Miguel. Qual deles o menos ameaçador e mais cómico, é a dúvida que ainda me acompanha.


Agora todos a cantar :"Nós somos Duarte e companhia, nós somos Duarte e Companhia"

5 Comments:

Blogger Rotura de ligamentos said...

ahhah o Albertini era grande à bruta!

11/17/2005 11:00:00 da tarde  
Blogger tma said...

O Rocha (aka Chalana) era o meu vilão preferido! Talvez, precisamente, pelas enormes parecenças com o antigo jogador do Benfica.
Mas o Tó (interpretado por António Assunção, infelizmente já falecido) também era inenarrável, com as suas gravatas curtas e sempre com "A Bola" debaixo do braço.
Havia ainda a sogra do Duarte, que andava sempre munida com um tijolo dentro da carteira e que quando aparecia, deixava o Duarte desesperado...

Falaste da escacez de recursos e generosidade das personagens. Esse é, sem dúvida, um dos aspectos essenciais para o sucesso da série. Com mais recursos, acho que a série não teria o mesmo encanto, pois a comicidade e a caricatura das personagens não sobressairia tanto.

11/21/2005 11:50:00 da manhã  
Blogger D'Arcy said...

Os meus preferidos eram o Átila e o Albertini. O Rocha também tinha piada porque era obcecado em matar o chinês.

Não sei se vou comprar os DVDs. Acho que hoje aquilo vai-me parecer tão mau (já apanhei alguns episódios soltos na RTP Memória) que acabo por achar apenas piada ao facto da série ser de uma ingenuidade sem limites.

11/21/2005 11:59:00 da manhã  
Blogger T-Rex said...

Ai que saudades dos antigamente e das boas séries nacionais!
Então e o Zé Gato, alguém se lembra?
O Homem Automático, o Justiceiro, os 3 Duques (que grande desilusão o filme!), Os Soldados da Fortuna, o McGyver, Miami Vice, Alf, O Raio-Azul, a Missão Impossível, entre muitos outros deixaram um espaço em aberto nunca mais preenchido na nossa televisão...

11/21/2005 12:04:00 da tarde  
Blogger antitripa said...

E a sogra?eheheh...era duma sogra daquelas que precisava o koeman!!!

11/21/2005 01:00:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home